Natureza em estado puro

Cratera do Jarau é a quarta no planeta formada por rochas basálticas

23/06/2010 11:36

 

A formação geológica de Cerro do Jarau, localizado no município gaúcho de Quaraí, na fronteira do Brasil com o Uruguai, há anos intriga os especialistas. A hipótese mais provável é que a cratera de 5.5 quilômetros de diâmetro tenha sido formada pela queda de um meteoro que caiu na região há milhões de anos.

 

Vista parcial de Cerro do Jarau
Clique para ampliar

Desde 2007 o local vinha sendo estudado por pesquisadores do Instituto de Geociências da Universidade de Campinas em São Paulo, Unicamp, que agora confirmou a origem geológica do Cerro do Jarau.

Os pesquisadores agora buscam material rochoso que possam fornecer dados mais precisos para a datação do impacto do meteorito. As deformações que ficaram gravadas de forma permanente nas rochas do Jarau e a existência de determinados minerais ajudaram a comprovar as suspeitas iniciais da formação do local.

"Com base na idade das rochas mais jovens afetadas pelo impacto, podemos dizer que o choque ocorreu há várias dezenas ou até uma centena de milhões de anos", disse o pesquisador Álvaro Crosta, coordenador de uma equipe de especialistas internacionais.

 

astroblema do Cerro do Jarau

Com essa constatação, o número de crateras formadas por impacto de meteorito no Brasil sobe para seis. Além disso, a cratera do Cerro do Jarau é a quarta no planeta formada por rochas basálticas, sendo que três delas estão no Sul do Brasil.

"Esse tipo de cratera é bastante comum na superfície de outros corpos planetários, mas não na Terra. A análise dos processos de deformação relacionados à formação das crateras basálticas do sul do Brasil pode eventualmente auxiliar na compreensão da evolução da superfície de muitos outros corpos planetários, como a Lua, Marte, Vênus e outros corpos sólidos", afirma Crosta.

As deformações, algumas visíveis apenas com o auxílio de microscópio, são decorrentes da liberação de uma enorme quantidade de energia, superior a eventos como terremotos e erupções vulcânicas. Justamente por esse motivo, elas são utilizadas como evidências de impactos de meteoros.

 


Clique para navegar na região

"Estamos apenas no início dos estudos de Cerro do Jarau e temos a expectativa de que informações novas e interessantes venham surgir dos resultados que esperamos obter nos próximos anos", declarou o professor.

O livro “Large Meteorite Impacts IV”, contendo o recente estudo, será lançado em breve pela Sociedade Geológica da América (GSA).



Foto: No topo, Cerro do Jarau, no município de Quaraí, no Rio Grande do Sul. Pesquisadores da Universidade de Campinas de São Paulo concluíram que a formação geológica do local é resultado do impacto de um meteorito ocorrido há milhões de anos. Na sequência, modelo digital de elevação mostrando em perspectiva a feição geomorfológica circular do Cerro do Jarau (linha tracejada). Acima, aplicativo Satmap mostra a região vista através de imagem de satélite. Clique para ampliar e navegar na imagem. Crédito: Prefeitura Municipal de Quaraí/Unicamp/Alvaro Penteado Crósta/Fernanda Silva Lourenço/Apolo11.com.

Direitos Reservados

Pesquisar no site

Contato

Cerro do jarau Av. Artigas 1335 55 3423 1923
visitas agendadas
55-84217554