Natureza em estado puro

Teatro de sombras enfoca a Salamanca Enfeitiçada

03/12/2010 18:33

A lenda da Salamanca enfeitiçada
em 13/11/2010 01:00:00 (175 leituras)

Open in new window
Espetáculo da Companhia de Teatro Lumbra é um trabalho cênico de pesquisa e registro folclórico sobre lenda gaúcha de Teiniaguá
 

Publicidade:

 

Foto: Alexandre Favero - “A Salamanca do Jarau” é um espetáculo de animação em sombras

Erick Tedesco

Na lenda gaúcha também conhecida como Teiniaguá, a tal da salamanca era interpretada pelos homens religiosos de séculos passados como um bicho que tinha pacto com o diabo. Acreditavam ainda que, além de maléfica, era mulher, uma princesa moura que foi enfeitiçada e precisava de um grande amor para se transformar e “viver feliz para sempre”. O folclore é a base da encenação da Companhia Teatro Lumbra, na peça “A Salamanca do Jarau”, hoje, às 19, e amanhã, às 20 horas, no Sesi Piracicaba.

A montagem é uma das 12 selecionadas para integrar a terceira temporada do circuito “Viagem Teatral 2010”, promovido pela entidade em todo o Estado de São Paulo. A direção é de Alexandre Fávero, que também assim a concepção e a cenografia do espetáculo, uma livre adaptação do conto homônimo de João Simões Lopes Neto, “um dos primeiros escritores modernistas do Brasil a aproveitar o folclore para fazer poesia e revelar segredos”, destaca Fávero.
“A Salamanca do Jarau” é um espetáculo de animação em sombras. Os sombistras interpretam os personagens e, ao mesmo tempo, narram a história utilizando luzes, sombras, objetos, figuras, silhuetas e o próprio corpo.

A história trata do encontro do pobre Blau Nunes com o guardião do Cerro do Jarau, que o convida para passar por sete provas em troca de sete poderes. Ele passa pelas provas e conhece a princesa moura, na aparência de uma fada velha — a Teiniaguá encantada pelo diabo indígena Anhangá-Pitã — que lhe oferece riquezas enquanto o que ele quer é o seu amor. Blau recebe um amuleto amaldiçoado com o qual faz fortuna, porém, é difamado e isolado. Arrependido, ele devolve o talismã e liberta o sacristão e a Teiniaguá de uma maldição de 200 anos. Os dois libertos formam o casal que dá origem ao povo gaúcho. O cerro se desfaz e Blau recupera a paz.

De acordo com Alexandre Fávero, este é um trabalho cênico de pesquisa e registro folclórico. “O resultado é a poesia audiovisual, combinada com o aprimoramento de equipamentos desenvolvidos exclusivamente para aproximar o movimento das luzes e sombras da dinâmica cinematográfica moderna, permitindo revelar um estilo contemporâneo de interpretação e de expressividade cênica, na qual os sentidos do espectador são guiados pelo universo fantástico do autor”, esclarece.

A trilha sonora concentra o repertório em ritmos e canções regionais. Assim, conta com milongas, rancheiras, toadas e outras variedades de ritmos que identificam a música de origem do extremo sul do país. “Para criar o clima de magia e encantamento que o conto sugere, linhas amparadas por efeitos de som, computadores e teclados são utilizados, dando caráter modernista e original”, revela.

SERVIÇO
Teatro “A Salamanca do Jarau”, da Companhia Teatro Lumbra, hoje, às 19, e amanhã, às 20 horas, no Teatro do Sesi Piracicaba. Entrada gratuita. Na avenida Luiz Ralph Benatti, 600. Informações: 3403-5900.

 

 

 

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo



 

Pesquisar no site

Contato

Cerro do jarau Av. Artigas 1335 55 3423 1923
visitas agendadas
55-84217554